IDEIAS PARA UMA CASA MODERNA
10 tendências de design de interiores que moldarão nossos espaços em 2023
1. A Influência Do Mundo Natural
É justo dizer que uma das maiores inspirações para muitos quando se trata de design de interiores é a beleza do mundo natural. Das paletas de cores enraizadas na natureza ao calor da madeira e à durabilidade da pedra natural, estabelecer uma sensação de interior e exterior em casa pode ser simultaneamente calmante e relaxante, edificante e energizante.
Chris Pask, diretor da Charlton Brown(abre em nova aba)diz, ‘nosso apego ao ar livre aumentou na era pós-pandêmica e estamos vendo isso se traduzir no mundo do design de interiores. Os clientes procuram cada vez mais uma maior conexão com o exterior, seja uma conexão literal por meio de terraços, varandas e belos jardins paisagísticos, ou toques mais sutis de vegetação e natureza em toda a casa. Isso pode assumir a forma de cores, materiais e formas que imitam os encontrados na natureza e são conhecidos por invocar uma sensação de calma.’
Lindamente mostrado neste pequeno banheiro por Jamie Haller(abre em nova aba), a Casa de Hackney(abre em nova aba)O papel de parede Zeus complementa perfeitamente os recursos originais de madeira escura e cria uma aparência imersiva de interior e exterior que parece clássica e moderna ao mesmo tempo.
2. Iluminação Em Camadas
Piero de Marchis, diretor da Detail Lighting(abre em nova aba)diz, ‘os proprietários estão prestando muito mais atenção à maneira como os espaços da casa nos fazem sentir, bem como à sua função . Nossas casas estão tendo que trabalhar mais para nós do que nunca, com um aumento de espaços com múltiplas funções. Das áreas de estar em plano aberto às zonas de cozinha e jantar, a tendência para a instalação de iluminação multifuncional que pode ser adaptada para se adequar à sala conforme está sendo usada deve continuar a crescer.’
Longe vão os dias de simplesmente acender a ‘grande luz’, 2023 as tendências de iluminação de 2023 priorizam o uso de uma combinação de várias fontes de luz em um espaço. Desde piscinas de luz acolhedoras criadas através de candeeiros de mesa e candeeiros de pé até à iluminação prática de tarefas numa cozinha ou escritório, a utilização correta de iluminação em camadas pode transformar o ambiente e o ambiente numa divisão e, em última análise, ajudar-nos a utilizar melhor os nossos espaços.
Em termos de estilos e looks de iluminação, Ed O’Donnell, co-fundador da Angel O’Donnell(abre em nova aba)diz, ‘silhuetas atraentes e materiais incomuns conspirarão para criar iluminação cada vez mais imaginativa e peças de declaração que criarão pontos focais fortes em casa.’
3. Muitos Elementos Texturais
Usando a textura no design de interiores estará na vanguarda de nossas decisões de decoração em 2023.
Cada vez mais de nós queremos criar uma casa cheia de mimos e exuberância envolvente e, simplesmente, sem textura, um espaço ficará plano, é a maneira perfeita de adicionar profundidade, dimensão e decadência a uma sala.
Este quarto de Heidi Caillier Design(abre em nova aba)é abundante em textura e dá uma sensação maravilhosamente acolhedora e calorosa. Desde a mistura de materiais usados nos móveis, do tecido ao couro, passando pelos painéis de madeira, tapete listrado e cortinas transparentes, o design é rico em caráter e profundidade aconchegantes.
4. Busque Opções Sustentáveis
Mor Krisher, chefe de design da Caesarstone(abre em nova aba)diz, ‘como designers, precisamos ser os embaixadores da sustentabilidade e a comunidade de design deve estar na linha de frente dessa questão. Se não projetarmos tendo a sustentabilidade em mente, os consumidores não poderão comprar produtos sustentáveis.’
O design de interiores sustentável é agora mais importante do que nunca, e marcas, designers e consumidores estão unidos para produzir e consumir produtos que sejam melhores para o meio ambiente. De peças de investimento construídas para durar a produtos criados com materiais recicláveis e renováveis, a sustentabilidade não é uma mera tendência no mundo dos interiores, mas sim o início de uma nova era importante de design cuidadoso.
5. Curvas E Arcos
‘Bordas delimitam e marcam um espaço – evitá-las aumenta a liberdade dos habitantes’, diz designerPatricia Urquiola(abre em nova aba).
Os ângulos agudos estão saindo das casas há algum tempo, começando com estofados e passando para superfícies e detalhes arquitetônicos. Agora, curvas orgânicas e formas fluidas estão no centro das atenções em tudo, desde a iluminação até as tendências de sofás.(abre em nova aba)e mais.
Bordas suaves e arredondadas e formas curvilíneas podem criar uma aparência mais “suave” em um espaço, ajudando uma sala a parecer mais acolhedora, relaxante e confortável. Nesta sala de jantar , elegantemente emoldurada por uma entrada em arco, a grande mesa de jantar oval de madeira estabelece um ponto de encontro envolvente e convidativo no espaço, com as cadeiras Carl Hansen Wishbone(abre em nova aba)espelhando lindamente as curvas das mesas.
6. Neutros Aquecidos
O uso extensivo de cinza e bege está entre algumas das piores tendências de 2022 e uma das tendências de design de interiores que estamos abandonando silenciosamente para 2023.
Em vez disso, as tendências de pintura e cores estão se movendo em direção a cores mais quentes e terrosas em casa, com paletas de rosa pálido, amarelo suave e marrom aconchegante funcionando maravilhosamente como novos neutros refrescantes.
Designer de interiores Natália Miyar(abre em nova aba)diz, ‘rosas delicados, neutros suaves e marrons quentes são ótimos para usar se você deseja obter uma estética natural, moderna e organizada, e eles tornam qualquer ambiente aconchegante e reconfortante.
Essas cores podem ser usadas como destaques no mobiliário ou como a cor dominante em todo o esquema. Acho que os tons funcionam melhor quando combinados, pois seus tons quentes criam uma sensação de coesão entre cada cor.’
7. Faiança De Declaração
Potência de design de interiores Studio McGee(abre em nova aba)nos mostra por que o grés de declaração é uma das principais tendências a serem esperadas em 2023.
‘Adoramos bons veios e contraste profundo na pedra e estamos ansiosos para ver mais dessa tendência em 2023. Veremos isso de várias maneiras, desde a própria pedra – menos comuns como pedra-sabão e travertino, como bem como pares contrastantes de pedra em um espaço – para a forma como é utilizada. É tudo sobre maximalismo, uma tendência de design em si.’
A beleza de materiais naturais como travertino e mármore é inegavelmente atemporal. Mais comumente usado para idéias de banheiro e idéias de cozinha , 2023 verá o grés de instrução usado em toda a casa, desde mesas laterais de pedra escultural em um quarto até uma lareira de mármore destacada em uma sala de estar.
8. Uma União Do Velho Com O Novo
Alfred Neall(abre em nova aba)diz, ‘as tendências de design estão sempre mudando, mas a maneira como fabricamos móveis tem séculos de idade. Minha esperança é que casemos o moderno com o tradicional.’
Enquanto voltamos nossas mentes para a sensação de conforto e segurança que a familiaridade traz, 2023 nos verá dando nova vida a peças históricas e unindo estilos do passado com tendências de design do presente.
Charlie Bowles, diretor da Original BTC(abre em nova aba)diz, ‘nostalgia tem sido uma grande influência na forma como as pessoas estilizam seus interiores. A mídia social levou a um ressurgimento de tendências relacionadas à década, como acessórios de latão, cores inesperadas e formas criativas. Estilos de meados do século misturados com peças modernas dão aos espaços uma aparência confortavelmente vivida.’
Desde a decoração com antiguidades(abre em nova aba)e comprar móveis pré-amados para abraçar o renascimento da decoração dos anos 70 nas tendências de móveis , usando uma mistura eclética do antigo e do novo, apenas criará uma casa que parece mais única, com personalidade e autêntica.
9. Confiança Na Cor
Com Pantone(abre em nova aba)revelando sua cor do ano de 2023 como Viva Magenta , e outras marcas, como Benjamin Moore(abre em nova aba), listando a cor do ano como Raspberry Blush(abre em nova aba), esta celebração de tons ousados e impactantes de vermelho incorpora como 2023 é o ano da confiança nas cores e da adoção de ideias de cores de ambiente mais não convencionais e marcantes .
“Os últimos anos mudaram drasticamente a abordagem das pessoas em relação aos interiores e estamos vendo os consumidores realmente encontrando seu próprio senso de confiança nas cores de suas casas”, diz Ruth Mottershead, diretora criativa da Little Greene .(abre em nova aba).
Quer você faça uma declaração com idéias de pintura de teto ou use a roda de cores para curar um espaço rico em contraste elegante, lindamente mostrado na sala de estar acima por Salvesen Graham(abre em nova aba), sua casa é uma tela para decorar com as cores que lhe trazem alegria e felicidade.
10. Desenhos Artesanais Feitos À Mão
Com um design cuidadoso e sustentável como foco principal para 2023, bem como um aceno para designs mais nostálgicos, essas ‘tendências’ não apenas nos levarão a fazer compras com mais responsabilidade, mas também verão um aumento nas ‘compras pequenas’ e celebrando feitos à mão, desenhos artesanais e artesanato de todo o mundo.
Os especialistas em compras do varejista ético para o lar, The Citizenry(abre em nova aba), apoie isso e diga, ‘em desacordo com a tendência uber-minimalista popular nos últimos anos, os consumidores estão mudando para uma abordagem de colecionador mais eclética para projetar seus espaços. Olhando para o futuro, este ano, prevemos que os consumidores estão se movendo em direção a uma casa mais decadente e organizada. Da opulência parisiense às camadas mediterrâneas, esperamos ver uma sobreposição com o maximalismo em termos de influência de outras culturas este ano.’
Através de formas toscas e objetos rústicos e artesanais ligados a cerimónias, histórias e viagens por toda a parte, voltaremos (voltaremos) a uma vida mais lenta, consciente e ritualística.
O Cinza Está Fora De Moda Em 2023?
O cinza é uma cor neutra incrivelmente versátil e, quando usado corretamente, pode funcionar maravilhosamente em casas de todos os estilos e idades, mas, como diz o ditado popular, muito de uma coisa boa às vezes pode se tornar ruim, e foi exatamente isso que aconteceu com a decoração com fenômeno cinza .
Usar muito de uma cor, como um neutro como o cinza, pode criar espaços que parecem frios e sem vida. Ao trabalhar com certos neutros, precisamos de cores de destaque e elementos de contraste para tornar o espaço rico em personalidade e profundidade. Como discutimos, estamos caminhando para uma nova era de neutros, com o cinza e o bege sendo substituídos por cores mais quentes e interessantes, como rosa, amarelo e até verde.
Como Martin Waller, fundador da Andrew Martin(abre em nova aba)diz, ‘ verde é o novo cinza. A austeridade da era cinza-acastanhada acabou. É a idade de todas as coisas esmeralda, limão, floresta, pistache, jade e sálvia em tudo, desde cores de parede, tecidos, almofadas, cabeceiras, tapetes e cortinas.’
As ideias de quarto cinza nunca estarão fora de moda, elas só precisam ser feitas da maneira certa.
As Paredes De Destaque Estão Fora De Moda Para 2023?
As ideias de parede de destaque estão aqui para ficar em 2023.
Desde belas ideias de papel de parede inspiradas nas últimas tendências de papel de parede , até uma impressionante parede de galeria , uma parede de destaque pode injetar cor, vibração e interesse visual em um espaço.
Uma das maneiras mais populares de criar uma parede de destaque é através da pintura. De um simples design de cor de bloco a magníficas ideias de murais de parede , uma parede de destaque pode ser uma chance de realmente ser criativo com cores e design artístico.
Andy Greenall, diretor criativo da Paint & Paper Library(abre em nova aba)apóia isso e diz, ‘tanto os consumidores quanto os designers estão se voltando para combinações de cores que adicionam drama e intriga a um espaço, de tons neutros em tons graduados que fluem entre os quartos, até combinações de cores mais dramáticas.’
Comentários